A influência das diferentes práticas esportivas no desenvolvimento motor em crianças

Título: A influência das diferentes práticas esportivas no desenvolvimento motor em crianças

Autores: Karla Cristina Fernandes Neris, Claudio Marcelo Tkac, Rafael Kanitz Braga

Descrição:  Artigo publicado na revista ACTA Brasileira do Movimento Humano

Data: 2012

URI: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/2955

Resumo:

O desenvolvimento motor é essencial para que o indivíduo, no decorrer da vida, utilize de padrões e habilidades motoras para sua sobrevivência, tais como andar, correr, chutar, pular, alcançar, dentre outras. Acredita-se que estimulações a práticas esportivas durante a infância, priorizam esse aprendizado, desenvolvendo movimentos e habilidades fundamentais para sua vida. O objetivo do estudo foi analisar se a prática de diferentes esportes influencia diretamente no desenvolvimento motor e na aptidão física das mesmas. A metodologia é descritiva comparativa. Foram submetidas 60 crianças do sexo feminino de 7 a 10 anos, escolares, distribuídas em 6 grupos (10 de atletismo, 10 de futsal, 10 de voleibol, 10 de handebol, 10 de natação e 10 que pratiquem apenas a educação física escolar) a dois testes motores: TGMD-2 e PROESP-BR. Participaram em trajes de esporte e foram filmadas na realização. Para avaliação das imagens o software utilizado foi o EASY TGMD2. As imagens foram destruídas após análise. O resultado apresentou diferença estatisticamente significativa para os padrões agilidade (p=0,039), força explosiva de membros inferiores (p=0,008), padrão de corrida (p=0,010), padrão manipulativo de agarrar uma bola (p=0,003), padrão de chutar uma bola (p=0,003) e arremessar uma bola (p=0,002). Para as outras variáveis não foram identificadas diferenças estatisticamente significativa entre os grupos de praticantes, bem como os não praticantes de esportes. Portanto a escolha da modalidade esportiva não necessariamente é feita de acordo com suas características morfológicas, porém, o desenvolvimento locomotor, manipulativo e a aptidão física fazem relação direta com o esporte treinado, ou seja, a criança desenvolve melhor padrões de movimentos utilizados no esporte que pratica, assim como os padrões menos utilizados, são menos desenvolvidos.

 

Trabalho na íntegra:

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/2955/2217

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