A realização de atividade física no jardim-de-infância, em crianças de 5 anos e o desenvolvimento motor ao nível das habilidades de locomoção

Título: A realização de atividade física no jardim-de-infância, em crianças de 5 anos e o desenvolvimento motor ao nível das habilidades de locomoção

Autor: Nunes, Tânia Luís

Descrição: Dissertação de Mestrado.

Data: 2011

URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1205

Resumo:

Desenvolvimento Motor é um processo de mudanças contínuas que ocorrem no comportamento motor de um indivíduo, desde a concepção até a morte, resultante da interação entre os fatores hereditários e ambientais (Gabbard, 2000). Desse modo, podemos de considerar, o Desenvolvimento Motor um processo continuo, longo e demorado com mudanças acentuadas nos primeiros anos, sendo estes os mais importantes. Assim, a prática regular de atividade física, na escola e fora dela, surge como um momento privilegiado, pois estimula um desempenho mais elevado das habilidades motoras fundamentais nomeadamente, as habilidades locomotoras e manipulativas. A presente investigação envolveu uma amostra de 40 crianças (N=40), 25 crianças do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Tem por objetivo averiguar se a prática de atividade física, influencia o desenvolvimento motor ao nível das habilidades locomotoras em crianças de 5 anos de idade do pré-escolar. Para recolha dos dados foi utilizado a bateria de testes ”Rest Of Gross Motor Development – Second Edition” TGMD-2 (Ulrich, 2000) que avalia o comportamento motor, nas habilidades consideradas. Os resultados globais e principais conclusões apontam para a existência de diferenças significativas nas variáveis das habilidades locomotoras entre crianças que praticam atividade física no jardim-de-infância e crianças que não praticam atividade física no jardim-de-infância. Na comparação entre as crianças que praticam atividade física no jardim-de-infância e as crianças que não praticam, encontram-se diferenças significativas. Como apontamento final, podemos referir que a prática da atividade física regular influencia e contribuiu para o desenvolvimento das habilidades locomotoras das crianças de 5 anos de idade pré-escolar.

 

Trabalho na íntegra:

http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1205/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado.pdf

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